Gestão em Saúde

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Realizamos projetos para acreditação e certificação em Boas Práticas baseados nas normas vigentes (RDCs). Preparamos para acreditação ONA, JCI, PALC e outros programa para Hospitais, Centros de Diagnóstico, Laboratórios, Consultórios, Centros Médicos, Medicina Nuclear, Serviços de Atenção Domiciliar (Home Care), Serviços de Remoção, Planos e Seguros de Saúde, Centros de Vacinas, Clínicas Odontológicas, Lavanderias e outros. Desenvolvemos as Boas Práticas para Indústrias, Distribuidores e Importadores.

Nossas soluções para Gestão em Saúde são constituídas de conhecimento em gestão empresarial. Esse, por sua vez, inclui Planejamento Estratégico, Melhoria de Processos, Tecnologias, Gestão do Atendimento aos Requisitos Regulatórios, Capacitação e Avaliação. Vale ressaltar que o objetivo é a melhoria da qualidade dos Serviços de Saúde, os avanços de desempenho, além da consolidação do Sistema de Acreditação e Certificações.

Atuamos em toda a cadeia produtiva da saúde, desde fabricantes e distribuidores até os serviços de assistência/cuidado ao paciente, incluindo os modelos de gestão pública-privada; pública-social e gestão de seguradoras, convênios e planos de saúde.

Serviços Assistenciais

Clínicas, Centros de Diagnóstico, Laboratórios, Consultórios, Centros Médicos, Medicina Nuclear, Hospitais, Serviços de Atenção Domiciliar (Home Care), Serviços de Remoção, Centros de Vacinas, Clínicas Odontológicas e Lavanderias.

Indústrias, Distribuidores, Importadores

Cosméticos, Medicamentos, Produtos de Diagnóstico, Produtos Médicos Hospitalares, Produtos Descartáveis, Produtos e Medicamentos Veterinários.

Operadoras e Planos de Saúde

OSS – Organização Social de Saúde, Convênios, Operadoras e Planos de Saúde.

Nossas soluções e serviços

Estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente e a Gestão de Riscos em Saúde por meio da aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional. Com as seguintes ações:

  • • Criação de uma cultura da segurança pelo envolvimento e comunicação com o paciente, público de interesse e profissionais de saúde em seus diversos níveis e funções;
  • • Treinamentos e suportes para a realização da prática diária pelo compartilhamento e aprendizado com a prática da segurança;
  • • Integração do sistema de gestão de riscos com as atividades diárias;
  • • Implementação de sistemática para Notificação de Riscos;
  • • Implementando soluções e medidas de prevenção e contenção de danos.

Oferecemos serviços de mapeamento e modelagem de processos para toda a cadeia de gestão, com o objetivo de entender e otimizar a gestão da Organização – de ponta a ponta. Nossa metodologia de melhoria de processos é composta pelo uso de ferramentas e instrumentos como:

  • • Avaliação inicial dos processos atuais;
  • • Aplicação de técnicas como teoria das restrições e cronoanálise;
  • • Identificação do posicionamento estratégico competitivo;
  • • Modelagem Organizacional;
  • • Modelagem dos fluxos dos processos;
  • • Padronização e documentação dos processos remodelados.
  • O objetivo final é proporcional a Organização a visão sistêmica das atividades executadas em sua cadeia principal, a relação cliente-fornecedor interno e externo, criando uma base para avaliações contínuas, estimativas de custos, conhecimento dos pontos de interação dos processos (interfaces) e principalmente a identificação dos pontos de contato com o cliente.

Nossa metodologia prevê o diagnóstico e modelagem do processo de faturamento com o objetivo de identificar receitas não capturadas, a origem de falhas, perdas e glosas, assim como minimizar riscos no processo de Auditoria de Contas Médicas, por meio da revisão e melhoria das rotinas internas, do relacionamento com as Operadoras de Saúde e definição dos pontos de controle, visando a obtenção de melhores receitas.

Nossas soluções determinam a revisão da estrutura de custos da organização, incluindo a análise de critérios e métodos de rateio de custos, incluindo os custos da linha de cuidado do paciente, para proporcionar a identificação do custo de cada receita hospitalar e a real margem de contribuição de setores, procedimentos e pacientes. Obtenção de informações reais para a tomada de decisões de investimento e desinvestimento de acordo com real situação da empresa. Visando obter dados para tomadas de decisões que podem incluir:

  • • Revisão do modelo de operação financeira
  • • Planejamento da implementação e o monitoramento de estruturas de finanças
  • • Fortalecimento da estrutura de gestão de desempenho
  • • Implementação de novos sistemas financeiros
  • • Desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão de custos empresariais

As Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP) ou de Armazenagem abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos, farmacêutica, de produtos médicos e de diagnósticos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos.

Oferecemos serviços para atendimento as exigências das RDC – Resolução de Diretoria Colegiada para obtenção de licenças, orientação de projetos de adequação física e estrutural, manual de procedimentos, métodos operacionais, bem como a formação e capacitação técnica e operacional.

Atendemos as RDCs relacionadas a seguir e outras de maior especificidade:

  • • RDC 16/2013 - Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso In Vitro
  • • RDC 48/2013 – Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes
  • • RDC 39/2013 – Boas Práticas de Fabricação e da Certificação de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem
  • • RDC 017/2010 - Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos
  • • Outras.

Acreditação dos serviços de saúde têm como objetivo a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos, por meio de um processo de avaliação externa, periódica. No processo de melhoria é trabalhado a estrutura, processos e resultados da Instituição em relação a padrões ou requisitos da qualidade aceitos no Brasil e em outros países.

A obtenção da acreditação dos serviços de saúde possui caráter voluntário e caracteriza uma vantagem competitiva para o mercado, fornecedores, colaboradores e principalmente para as operadoras de saúde, pelo programa apresentar resultados concretos na redução de custos, segurança do paciente, melhoria na imagem institucional e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e mais promissor.

Nossos serviços para preparação se sua Organização com o objetivo de Acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação e JCI – Joint Commission International e outros padrões, constituem de:

  • • Diagnóstico inicial;
  • • Orientação para adequação da estrutura física funcional, considerando a legislações e regulamentos específicos da ANVISA e demais Órgãos competentes;
  • • Definição das políticas institucionais e estratégias;
  • • Documentação organizacional, de processos e protocolos específicos;
  • • Treinamentos específicos;
  • • Avaliação Interna (auditoria).

Oferecemos a preparação de sua Instituição Laboratorial para acreditação por dois programas nacionais, PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da SBPC/ML e pelo DICQ - Sistema Nacional de Acreditação – SBAC.

Nossos serviços objetivam promover a qualificação técnica e gerencial do Laboratório Clínico, visando demonstrar a competência deste em relação a sua confiabilidade técnica, estes são desenvolvidos a partir de um diagnóstico geral, estruturação de processos, procedimentos, diretrizes, capacitação gerencial e técnica visando assegurar a conformidade com os critérios e padrões do programa selecionado.

Desenvolvemos o programa tendo como parâmetro principal o atendimento a Resolução Normativa 277 de 4 de novembro de 2011 (RN 277) e respectivos anexos por meio das seguintes entregas:

  • • Estruturação e implementação do Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ) da OPS;
  • • Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para atendimento aos requisitos das dimensões;
  • • Programa de arquivamento, acesso e confidencialidade de arquivo dos prontuários médicos;
  • • Gestão das reclamações e satisfação dos clientes;
  • • Programas de Gerenciamento de Doenças Crônicas;
  • • Programas de Promoção da Saúde.
  • Avaliação para entrega do Sistema de Gestão da Qualidade para atendimento aos requisitos das dimensões, por meio de auditoria interna.

Preparamos sua Organização com base nas regras e diretrizes do Padi – Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem estabelecido pelo CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem para a melhoria da gestão da qualidade em Mamografia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Nossos serviços visam promover a qualidade em vários aspectos, aperfeiçoando o emprego profissional dos recursos do sistema de saúde e assegurando melhorias efetivas nos serviços, por meio da estruturação e implementação dos seguintes instrumentos:

  • • Assessoria e orientação para o atendimento a legislação;
  • • Desenvolvimento da estrutura de Governança e Gestão;
  • • Modelagem dos processos de Apoio ao Diagnóstico;
  • • Estruturação e melhoria dos processos de realização de Exames;
  • • Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança.
Allan Dennis Designer
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